Ainda estamos no primeiro semestre de 2019, mas os proprietários de veículos de São Paulo já têm novidades referentes ao Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores.
Abaixo os contribuintes poderão conferir tudo sobre o tributo de veículos do Paraná, como reajustes, alíquotas, tabela de vencimentos e descontos.
Não é novidade que o Paraná passa por uma crise financeira. Diante desta situação, que já é realidade há algum tempo, o Governo do SP anunciou recentemente um pacote de medidas visando reduzir despesas e alavancar a arrecadação.
Entre as medidas deste pacote está o aumento na arrecadação de impostos, inclusive o IPVA e IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.
A partir de 2020, a alíquota do IPVA para veículos sobe de 3% para 3,5%, e para motocicletas de 2% para 2,5%. O ICMS pago na gasolina sobe de 25% para 28%, e no diesel, de 12% para 15%.
Dessa forma, o IPVA ficará mais caro, devido ao aumento das alíquotas, em cerca de 16% para veículos e 25% para motocicletas.
Outra mudança será em relação a isenções e a quantidade de parcelas no pagamento: O Governo anunciou fim da isenção do imposto no primeiro ano para veículos zero km e a mudança no número de parcelas, que passa de três para quatro.
Todas essas mudanças ainda devem seguir para sanção do Executivo, o que deve acontecer nas próximas semanas
As demais regras, como formas e canais de pagar o imposto, descontos no pagamento à vista, consultas do IPVA no Detran e Fazenda devem seguir sem alterações.
Calendário e Consultas IPVA PR:
Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista, em Cota Única, deverão receber 5% de desconto sobre o valor total.
Os demais deverão pagar o IPVA em quatro parcelas, iguais e sucessivas, mas sem direito a desconto.
Todos os contribuintes devem receber, em seus endereços cadastrados no sistema, os boletos para pagamento. Caso haja problemas no recebimento será possível emitir 2 via e consultar o IPVA PR 2022.
Há várias formas de efetuar o pagamento do imposto: pela internet ou no autoatendimento do Banco do Brasil e também nos guichês dos bancos credenciados.
Em breve traremos novidades a respeito do IPVA PR. Aguardem!