Calcular o IPVA 2022: O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é o tributo que deve ser pago pelos proprietários de veículos ao Estado onde o veículo foi emplacado.
O imposto é de caráter anual e normalmente é cobrado sempre no início de cada ano.
O IPVA pode ser pago em uma única parcela (em Cota Única), o que pode gerar descontos ao contribuinte. Além disso, todos os Estados do país oferecem a opção de parcelamento do IPVA, normalmente sem descontos na maioria dos casos.
Com a chegada de mais um ano as Administrações Estaduais, seus setores responsáveis pelo recolhimento de impostos e os Departamentos Estaduais de Trânsito – DETRAN’s já estão definindo e divulgando aos contribuintes as regras e informações de pagamento.
Neste momento alguns proprietários de veículos de todos os Estados começam a ter dúvidas referentes ao imposto, entre elas está a forma de se calcular o IPVA 2021, que vamos apresentar abaixo.
Como Calcular o IPVA 2022:
O valor do imposto é definido por alguns critérios básicos que variam de Estado para Estado.
De modo geral, para calcular o IPVA 2022 a ser pago, deve-se considerar o valor venal do próprio veículo e da alíquota do imposto definido por cada Estado.
Em primeiro lugar, para saber como calcular o IPVA do seu carro, o proprietário do veículo deve pesquisar sobre o valor venal do automóvel, ou seja, o valor médio de mercado. Normalmente estes valores são apontados pela – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
A tabela FIPE do IPVA Paraíba 2022 calcula os preços médios dos veículos (carros, motos, caminhões) novos e usados a partir várias informações: preços médios praticados no mercado, marca, modelo, ano de lançamento, cor, estado de conservação, etc.
Após saber qual o valor venal do veículo, é necessário ter conhecimento da alíquota que será aplicada. Esta alíquota normalmente varia entre 1% e 4%, de acordo com a categoria do veículo e o Estado, que é o responsável por atribuí-la.
No menu ao lado é possível selecionar o seu Estado e conhecer, entre outras informações, a alíquota adotada para cada categoria de veículo.
Exemplo: Em um Estado onde a alíquota para um veículo de passeio é de 2%, e tal veículo está avaliado em R$ 40 mil pela tabela FIPE, o cálculo do IPVA Amazonas será o seguinte: 40.000,00 x 2% = 800,00.